Aumento na conta de luz acima da inflação para 2024
Segundo dados e projeções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a conta de luz no ano de 2024 deve sofrer um aumento acima da inflação. O que já é comum para o consumidor residencial, pois vem acontecendo desde o ano de 2021.
Aumento na conta de luz
O aumento estimado para a conta de luz em 2024 será de 5,6%, acima da inflação (que está estimada em 3,9% pelo mercado financeiro). Segundo um estudo realizado pela CNN, a conta de luz do brasileiro deverá aumentar em até R$25 por mês. Isso levando em consideração um levantamento feito com base em uma família de classe média de quatro pessoas.
Motivos para o aumento na conta de luz
Existem 3 principais fatores que levam a esse aumento na conta de luz: o aumento dos subsídios pagos pelos consumidores, o custo da contratação de energia e os investimentos em transmissão. Segundo a Aneel, os subsídios são um fator que vem pesando muito nas contas de energia, representando 12,5% do total da conta de energia apenas no ano de 2024.
O que são subsídios
São encargos que os consumidores pagam para custear políticas públicas com o setor elétrico e também para auxiliar com as contas de energia de pessoas de baixa renda.
Inflação na conta de energia nos últimos anos
O aumento médio da conta de energia entre 2015 e 2022 foi de 16,6% ao ano apenas de inflação. Isso demonstra o impacto que a inflação teve nos preços de bens e serviços, afetando o poder de compra dos consumidores.
Bandeiras tarifárias
Além do aumento previsto acima da inflação para 2024, ainda tem-se a preocupação com as bandeiras tarifárias, que podem tornar o cenário de custos com conta de energia mais caros. As bandeiras vermelhas e amarelas podem impactar diretamente nos valores da conta de energia.
Como economizar
A melhor forma de economizar energia é identificando e controlando os aparelhos que mais consomem energia. Além disso, evitar deixar aparelhos em stand-by, utilizar lâmpadas LED e moderar o uso de aparelhos de alta potência são medidas que podem ajudar a reduzir o consumo de energia.
Energia solar
Uma saída cada vez mais adotada pelos brasileiros é a utilização da energia solar fotovoltaica em suas residências. Essa forma de energia permite ao usuário gerar sua própria energia e reduzir a dependência da rede elétrica tradicional, contribuindo para a redução da conta de luz.
Conclusão
A inflação tem impactado o aumento na conta de luz ano após ano, levando os consumidores a buscar alternativas mais econômicas, como a energia solar. Investir em energias renováveis e sustentáveis pode ser uma tendência que ganhará força no futuro, devido aos investimentos em pesquisas e inovações nesse setor. Economizar energia é essencial, seja adotando práticas simples no dia a dia ou optando por fontes mais sustentáveis de energia.